Ambiente


Um endereço com níveis de poluição elevados ou críticos e sem saneamento básico é origem de muitas doenças; as ruas devem ser calçadas e limpas e o lixo deve ser coletado periodicamente. O bairro deve ter luz, água tratada e rede de esgoto disponíveis. Lute por isso! Devemos ter representatividade ativa e efetiva junto à câmara municipal. No entanto, a população tem também a sua parcela de responsabilidade. Você e seus vizinhos devem colaborar no sentido de não jogar lixo na rua e tomar providências sempre que ocorrer algum vazamento, de água ou esgoto para a via pública.


Nossa casa também é importante, interna e externamente: a casa sempre em ordem e limpa, principalmente banheiro e cozinha! Evite acúmulo de papéis e lixo, acondicione o lixo em local apropriado de acordo com a natureza: reciclável e orgânico. Faça uma faxina semanalmente, tirando o pó e varrendo, tanto o chão como as paredes, principalmente os cantinhos preferidos de aranhas e vários insetos. Se for o caso, varra o pátio freqüentemente; não deixe vasilhas com água e nem acúmulo de madeiras e tijolos. Tenha local apropriado para animais de estimação se alimentarem e fazerem suas necessidades.

Seja qual for o clima, nossa casa sempre deve ser arejada e, principalmente, receber a luz do sol.

É importante que nossa casa tenha folhagens, flores e plantas, tanto dentro de casa como fora, seja um jardim ou até floreiras embaixo de cada janela.
Cuidar de um jardim como das plantas dentro de casa passa a ser uma terapia e motivo de satisfação e tranquilidade.

Também precisamos cuidar para que o ambiente dentro de casa seja harmonioso, tranquilo e sereno:


1.Aceitação: Em Princípio, querer e aceitar os outros, tendo consciência de que cada um é um indivíduo com características próprias e tem qualidades a oferecer ao crescimento conjunto.
2.Paciência: Paciência para, aos poucos, colocar, cada um os seus pontos de vista e necessidades sem contudo esperar um resultado imediato. Dar tempo para que os outros reflitam.
3.Carinho: Sempre. Sempre se colocar numa postura de carinho e atenção, mesmo sob condições adversas e de contrariedades.
4.Humildade: Não pretender ser dono da verdade. Humildade para poder dar valor ao que o outro tem, por menor que seja o seu grau de entendimento a cerca das coisas da vida.
5.Solidariedade: Todos devem entender que todos são responsáveis pela casa. Todos devem contribuir por uma casa, limpa, organizada, aconchegante e harmoniosa.

Tais cuidados devem ser nossa preocupação em qualquer relação, seja em casa, ou fora. O exercício da política de vizinhança é tão delicada quanto a política do país. Temos expectativas, assim como os vizinhos as tem quanto ao comportamento dos vizinhos. Seja cordial, solícito, comunitário e também esteja sempre disponível, na medida do possível. No aperto, muitas vezes a ajuda chega dos vizinhos.

Igualmente, temos responsabilidades e expectativas no ambiente de trabalho no que se refere a um ambiente harmonioso e saudável. Cada um tem suas atribuições de acordo com suas qualificações, habilidades e talento e todos tem sua parcela de responsabilidade em benefício do bom andamento do trabalho como um todo.

Termos consciência disso já é um grande passo, pois passaremos a ver as pessoas com outros olhos…como se fôssem nós mesmos e aí passaremos a ter cuidado para que não se sintam menos ou mais, para que não as coloquemos em situações constrangedoras e passaremos também a compartilhar as suas aflições, dúvidas, ansiedades e alegrias.

A essência da vida é uma só e pertence a cada um e a todos ao mesmo tempo. Somos um, enquanto resultado de nossas relações uns com os outros e com o meio. A individualidade só existe na forma…


Voltar